Joinville cria Política Municipal de Proteção e Defesa Civil com foco na prevenção e resposta a desastres

  • Foto: CVJ/Divulgação -

Projeto aprovado pela Câmara institui o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil, reestrutura a atuação da Defesa Civil e amplia participação da sociedade

O Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville aprovou nesta terça-feira (5) um Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Proteção e Defesa Civil. A proposta cria o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (Simpdec) e integra o pacote da Reforma Administrativa apresentado pelo prefeito Adriano Silva (Novo).

O objetivo da nova legislação é fortalecer a capacidade da cidade para prevenir, responder e se recuperar de eventos adversos como enchentes, deslizamentos e outras situações de risco. O Simpdec será formado por diversos órgãos da Prefeitura, além de entidades estaduais e federais, setor privado e sociedade civil. Juntos, esses atores atuarão de forma coordenada em todas as fases da gestão de riscos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação.

A gestão do sistema será feita por um conselho deliberativo com representantes do poder público e da sociedade civil organizada. O grupo ficará responsável por fiscalizar a execução da política, propor prioridades e supervisionar o uso do Fundo Municipal da Proteção Civil (Fumproc).

Outra novidade é a criação do Grupo Integrado de Ações Coordenadas (Grac), presidido pelo prefeito e coordenado pela Defesa Civil. O grupo será acionado em situações de emergência para mobilizar recursos humanos e materiais de forma ágil e organizada.

A lei também concede poderes administrativos à Defesa Civil para atuar de forma imediata em áreas de risco. Entre as ações previstas estão a entrada em propriedades para prestar socorro ou fazer vistorias, interdição de imóveis com risco iminente, corte emergencial de árvores e notificações para obras de correção e mitigação.

O município terá até seis meses para elaborar dois planos estratégicos: o Plano Municipal de Gestão de Riscos, que fará o mapeamento das áreas vulneráveis, e o Plano Municipal de Contingência, que definirá protocolos de atuação durante desastres, como rotas de fuga e locais de abrigo.

A estrutura interna da Defesa Civil também será reorganizada em duas áreas principais: Gestão de Risco e Prevenção, e Gestão de Desastres e Logística. O projeto determina ainda a capacitação contínua dos agentes de defesa civil, com carga horária mínima de treinamentos.

Para valorizar o trabalho dos profissionais da área, foram criadas 16 gratificações de R$ 3.500,00 mensais para agentes que atuarem em regime especial, devido à complexidade das funções, ao atendimento 24h e à exposição a situações de risco.

A proposta também prevê o fortalecimento da participação comunitária com a criação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), formados por voluntários em bairros e comunidades.

Moradores do Aventureiro cobram soluções para o trânsito diante da possível instalação de supermercado Komprão Anterior

Moradores do Aventureiro cobram soluções para o trânsito diante da possível instalação de supermercado Komprão

Câmara aprova mudanças na estrutura da Guarda Municipal de Joinville Próximo

Câmara aprova mudanças na estrutura da Guarda Municipal de Joinville

Deixe seu comentário